Projetos

O Programa de Pós-graduação Profissional em Engenharia de Produção desenvolve projetos através de suas linhas de pesquisa.

Segue a relação dos projetos:

Gerência da Produção

Pesquisa Operacional

Gerência da Produção | Gestão da Informação

Estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão da Informação.

PROJETOS:

  • APLICAÇÕES EM PROCESSOS DE NEGÓCIO
    Docentes: ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; MAÍSA MENDONÇA SILVA.
    Este projeto visa aplicações para o desenho, melhoramento e otimização de processos de negócio na cadeia produtiva.
  • APLICAÇÕES DE MODELOS EM GESTÃO DE PROJETOS
    Docentes: CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; LUCIANA HAZIN ALENCAR.
    Aplicação de modelos para o gerenciamento de projetos em organizações.
  • APLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E APOIO A DECISÃO EM SISTEMAS PRODUTIVOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; DANIELLE COSTA MORAIS; LUCIANA HAZIN ALENCAR ; MAISA, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI; SUZANA DE FRANÇA DANTAS DAHER
    Desenvolvimento de estudos exploratórios, modelos e aplicações para o uso estratégico da gestão da informação e apoio a decisão em sistemas produtivos, envolvendo aspectos como planejamento, seleção de fornecedores, segurança da informação, Aplicações associadas a Gestão do Conhecimento e priorização de ações.
  • GERENCIAMENTO DE RISCOS NAS ORGANIZAÇÕES
    Docentes: MARCELO HAZIN ALENCAR; RODRIGO JOSÉ PIRES FERREIRA.
    Este projeto visa propor soluções aos problemas organizacionais ligados ao gerenciamento de riscos, que podem afetar a competitividade das organizações”.

Gerência da Produção | Planejamento e Gestão da Competitividade

Na fase atual, com a questão da globalização da economia, envolvendo diversos aspectos nos sistemas produtivos tais como qualidade e produtividade, é imperativo um aprofundamento da questão da gestão e qualidade da produção diretamente relacionada ao funcionamento dos sistemas e ao grau de sobrevivência das organizações.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicas nas organizações, associados ao planejamento e gestão de sistema de produção, envolvendo a gestão de qualidade e produtividade, aspectos de custos, engenharia econômica e planejamento de projetos competitivos, modernização e automação industrial, visando a questão da competitividade dos sistemas de produção.

PROJETOS:

  • APLICAÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docente: DENISE DUMKE DE MEDEIROS.
    Este projeto tem por objetivo aplicar modelos de gestão em organizações sobre a atuação dos seus recursos humanos para aumentar a produtividade e a qualidade.
  • ESTUDO E ANÁLISE DA QUALIDADE EM SERVIÇOS E SISTEMA DE GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE
    Docentes: DENISE DUMKE DE MEDEIROS.
    Este projeto visa propor processos e técnicas para gerenciar a qualidade em serviços. Também visa desenvolver elementos que auxiliem os sistemas de gestão das organizações para facilitar a implantação, acompanhamento e integração dos sistemas da qualidade, através do estudo da aplicação e implementação de sistemas da qualidade em organizações e de fundamentação teórica.
  • GESTÃO DE PROCESSOS E ARRANJOS PRODUTIVOS
    Docentes: DENISE DUMKE DE MEDEIROS; ABRAHAM BENZAQUEN SICSU.
    Aplicação de metodologias e ferramentas para gestão de processos produtivos, arranjos sustentáveis e gestão do conhecimento, com foco na eficiência operacional
    e na competitividade.

Pesquisa Operacional | Confiabilidade, Manutenção e Riscos em Sistemas de Produção

Diversos aspectos nos sistemas produtivos relacionados à qualidade e confiabilidade são essenciais para sua competitividade. Como consequência é fundamental um aprofundamento em algumas áreas de conhecimento de Engenharia de Produção que dizem respeito ao funcionamento e sobrevivência destes sistemas.

Nesta linha de pesquisa desenvolve-se estudos e aplicações em sistemas de produção, envolvendo aspectos de confiabilidade, engenharia de manutenção, planejamento e gerenciamento de riscos tecnológicos e de perdas na produção, e a avaliação de desempenho de sistemas de produção.

PROJETOS:

  • APLICAÇÃO DE MODELOS PROBABILÍSTICOS DE RISCO E CONFIABILIDADE EM SISTEMAS COMPLEXOS
    Docentes: ISIS DIDIER LINS; MARCIO JOSÉ DAS CHAGAS MOURA.
    Aplicação de modelos probabilísticos de risco e confiabilidade em sistemas complexos que propiciem melhoria no gerenciamento de ativos em sistemas complexos nas organizações.
  • DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE DECISÃO MULTICRITÉRIO NA MANUTENÇÃO, CONFIABILIDADE E GERENCIAMENTO DE RISCOS TECNOLÓGICOS EM SISTEMAS PRODUTIVOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE; RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA, MARCELO HAZIN ALENCAR
    Este projeto envolve o desenvolvimento de modelos de decisão multicritério em problemas de gerenciamento de riscos tecnológicos, confiabilidade e manutenção em sistemas produtivos.
  • APLICAÇÃO DE MODELOS ESTOCÁSTICOS NO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO
    Docentes: CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE, ISIS DIDIER LINS; MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA, ALEXANDRE RAMALHO ALBERTI
    Aplicação de modelos estocásticos no planejamento da manutenção.

Pesquisa Operacional | Otimização de Sistemas e Processos

A tomada de decisão na produção, com muita frequência, requer o uso de métodos de pesquisa operacional e estatística visando a quantificação das variáveis envolvidas e a busca de soluções otimizadas.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações de métodos quantitativos em sistemas de produção, envolvendo especialmente programação matemática, sistemas probabilísticos, teoria da decisão e decisão multicritério e métodos estatísticos, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua gestão e qualidade.

PROJETOS:

  • APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS PARA MELHORIA DA PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
    Docentes: ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; ISIS DIDIER LINS; MAÍSA MENDONÇA SILVA; RODRIGO JOSÉ PIRES FERREIRA.
    Visando uma melhor utilização nas organizações das técnicas de pesquisa operacional e otimização de processos, este projeto busca propor melhorias na produtividade dos setores produtivos, bem como aumentar a qualidade dos produtos e bens fornecidos por estas empresas.
  • APLICAÇÕES DE TEORIA DOS JOGOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO
    Docentes: FRANCISCO DE SOUSA RAMOS, MAÍSA MENDONÇA SILVA.
    Desenvolve novos aspectos metodológicos da teoria dos jogos e estabelece procedimentos para sua aplicação em sistemas de produção.

Pesquisa Operacional | Sistemas de Informação e Decisão

Para o desenvolvimento competitivo das organizações é imperativo um aprofundamento nesta área da Engenharia de Produção que tem um impacto direto no funcionamento destes sistemas organizacionais e define o seu grau de sobrevivência.

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão de Sistemas de Informação, a concepção e projetos de sistemas de apoio a decisão e modelos multicritério de apoio a decisão em sistemas de produção de bens e serviços, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua estratégia, gestão e qualidade.

A intensa integração internacional, nesta linha de pesquisa, tem possibilitado a visita de alunos e professores a centros internacionais de excelência, além da recepção de pesquisadores renomados que interagem nos estudos desta linha.

PROJETOS:

  • APLICAÇÕES DE MODELOS DE DECISÃO PARA APOIO A GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ALOCAÇÃO DE RECURSOS E SELEÇÃO DE PORTFÓLIOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA; LUCIANA HAZIN ALENCAR; EDUARDA ASFORA FREJ; LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI, RODRIGO JOSÉ PIRES FERREIRA; DANIELLE COSTA MORAIS, JONATAS ALMEIDA, ISAAC PERGHER.
    Desenvolvimento de modelos de decisão e aplicações de sistemas de apoio a decisão para suportar a gestão nos níveis estratégico, tático e operacional, de sistemas de produção, contemplando alocação de recursos e seleção de portfólios.
  • APLICAÇÕES DE MODELOS DE DECISÃO EM GRUPO E DE NEGOCIAÇÃO EM SISTEMAS PRODUTIVOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; DANIELLE COSTA MORAIS; LUCIANA HAZIN ALENCAR, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI, ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA,
    MAÍSA MENDONÇA SILVA, SUZANA DE FRANÇA DANTAS DAHER
    Aplicações de modelos de decisão em grupo e de negociação para suportar a gestão nos níveis estratégico, tático e operacional, de sistemas de produção em organizações.
  • DESENVOLVIMENTO DE FRAMEWORKS, ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS E APOIO À DECISÃO PARA COMPETITIVIDADE DE NEGÓCIOS
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; DANIELLE COSTA MORAIS, EDUARDA ASFORA FREJ, LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI, SUZANA DE FRANÇA DANTAS DAHER.
    Desenvolvimento de estudos e aplicações associados a frameworks de construção de modelos e em métodos de apoio a decisão multicritério e de decisão em grupo.
  • APLICAÇÃO DE NEUROCIÊNCIAS NA MODELAGEM DE PREFERÊNCIAS PARA DECISÃO MULTICRITÉRIO E/OU EM GRUPO E NEGOCIAÇÃO
    Docentes: ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA; ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA; DANIELLE COSTA MORAIS; DENISE DUMKE DE MEDEIROS; LUCIANA HAZIN ALENCAR; EDUARDA ASFORA FREJ; LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI; SUZANA DE FRANÇA DANTAS DAHER
    Este projeto tem como objetivo a aplicação das neurociências para a condução de estudos em sistemas produtivos, através do desenvolvimento de experimentos e aplicações associados à modelagem de preferências para suporte a decisão
    multicritério (individual ou em grupo) e negociação. Características
    comportamentais do indivíduo são observadas com o intuito de se avaliar o impacto das mesmas no processo decisório e em situações de interação estratégica em processos de negociação.


Atualizado em 11/05/2022