Projetos patrocinados pelo DEP/UFPE

1 – Aplicação do sistema de Telemedicina do DEP na rede hospitalar

Descrição geral: Este projeto consiste no desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação e Decisão de Telemedicina, visando oferecer a profissionais de saúde suporte e ferramentas especializadas estruturadas para organização de dados e informações de consulta, bem como análise destes dados e ferramentas de suporte a decisão no contexto de saúde. Destaca-se, ainda, a possibilidade de adaptação dos sistemas existentes para diferentes tipos de doenças e condições patológicas que podem vir a ser consideradas. Objetiva-se proporcionar um melhor atendimento de redes hospitalares em instituições públicas e/ou privadas através de desenvolvimento e uso de sistemas de telemedicina para apoio a consultas, diagnóstico e tomada de decisão em saúde.

Referências Principais:

  • FONSECA, F. R.; GALINDO, A. C. M.; BRITTO, M. A.; FERREIRA, R. J. P.; FREJ, E. A. ; ROSELLI, L. R. P.; ALBERTI, A. R.; de ALMEIDA, A. T. A multicriteria decision approach for telemedicine interventions for Asthma in patients of the northeast countryside of Brazil. In: INnovation for Systems Information and Decision INSID 2021, 2021, Recife. Local Proceedings INSID 2021, 2021.
  • GALINDO, A. C. M. ; FONSECA, F. R. ; BRITTO, M. A. ; FERREIRA, R. J. P.; FREJ, E. A.; ROSELLI, L. R. P.; ALBERTI, A. R.; de ALMEIDA, A. T.. Decision model to support telemedicine interventions in patients with Cystic Fibrosis considering multiple criteria. In: INnovation for Systems Information and Decision INSID 2021, 2021, Recife. Local Proceedings INSID 2021, 2021.
  • HARTASANCHEZ, S. A., HEEN, A. F., KUNNEMAN, M., GARCÍA-BAUTISTA, A., HARGRAVES, I. G., PROKOP, L. J., … & MONTORI, V. M. Remote shared decision making through telemedicine: a systematic review of the literature. Patient education and counseling, 105(2), 356-365. 2022.
  • PAPPAS, Y., VSETECKOVA, J., MASTELLOS, N., GREENFIELD, G., & RANDHAWA, G. Diagnosis and decision-making in telemedicine. Journal of patient experience, 6(4), 296-304. 2019.

O que se espera que seja feito pelo candidato: Atuar no desenvolvimento, monitoramento e aplicação prática de sistemas de telemedicina do departamento de Engenharia de Produção em instituições de saúde, públicas e/ou privadas, tendo como objetivo a difusão do uso de tais sistemas, ampliando a possibilidade de tele consultas na prática da rede hospitalar.

Características da organização onde será feita a aplicação: A instituição poderá ser escolhida previamente pelo candidato, com declaração de anuência, ou escolhida pelo coordenador do projeto ou orientador.

 

2 – Aplicação do método FITradeoff na indústria

Descrição geral: Este projeto consiste na aplicação do método de apoio a decisão multicritério FITradeoff (fitradeoff.org) para diferentes problemáticas de decisão em casos práticos da indústria e outros sistemas produtivos, através de seu Sistema de Apoio a Decisão, visando promover um processo de tomada de decisão estruturado e metodologicamente embasado em organizações públicas e/ou privadas, através das diversas ferramentas oferecidas pelo método FITradeoff.

Referências Principais:

  • de Almeida, A.T., Frej, E.A. & Roselli, L.R.P & Costa, A. P. C. S. A summary on FITradeoff method with methodological and practical developments and future perspectives. Pesquisa Operacional, 43:e268356. 2023.
  • de Almeida, A.T., Frej, E.A. & Roselli, L.R.P. Combining holistic and decomposition paradigms in preference modeling with the flexibility of FITradeoff. Cent Eur J Oper Res 29, 7–47. 2021.
  • Frej, E.A., de Almeida, A.T., Costa, A. P. C. S.. Using data visualization for ranking alternatives with partial information and interactive tradeoff elicitation. Operational Research, v. 19, p. 1-22, 2019
  • de Almeida, A. T.; de Almeida, J. A. ; Costa, A. P. C. S. ; de Almeida-Filho, A. T. “A New Method for Elicitation of Criteria Weights in Additive Models: Flexible and Interactive Tradeoff”, European Journal of Operational Research, v. 250, p. 179-191, 2016.

O que se espera que seja feito pelo candidato: Atuar no estudo e na estruturação de problemas de decisão envolvendo múltiplos critérios, considerando casos práticos de problemas de tomada de decisão de organizações públicas e/ou privadas, e utilizar o método FITradeoff e seus ferramentais em benefício do processo decisório da organização.

Características da organização onde será feita a aplicação: A instituição poderá ser escolhida previamente pelo candidato, com declaração de anuência, ou escolhida pelo coordenador do projeto ou orientador.

 

3 – Aplicação de experimentos comportamentais sobre decisão multicritério na indústria

Descrição geral: Este projeto visa a aplicação, na indústria e em outros setores produtivos, experimentos comportamentais envolvendo a atuação de tomadores de decisão em processos decisórios envolvendo múltiplos critérios. Objetiva-se a investigação e a melhoria de processos decisórios, tomando como base o comportamento dos seres humanos em situações de tomada de decisão.

Referências Principais:

  • Carneiro de Lima da Silva, A. L., Cabral Seixas Costa, A. P., & de Almeida, A. T. Analysis of the cognitive aspects of the preference elicitation process in the compensatory context: a neuroscience experiment with FITradeoff. International Transactions in Operational Research. 2022.
  • Roselli, L. R. P.; de Almeida, A. T. The use of the success-based decision rule to support the holistic evaluation process in FITradeoff. International Transactions in Operational Research, v. 28, p. itor.12958, 2021.
  • Roselli, L. R. P., Pereira, L. D. S., da Silva, A. L. C. D. L., de Almeida, A. T., Morais, D. C., & Costa, A. P. C. S. Neuroscience experiment applied to investigate decision-maker behavior in the tradeoff elicitation procedure. Annals of Operations Research, 289(1), 67-84. 2020.
  • Roselli, L. R. P.; de Almeida, A. T.; Frej, E. A. Decision neuroscience for improving data visualization of decision support in the FITradeoff method. Operational Research, v. 19, p. 1-21, 2019.

O que se espera que seja feito pelo candidato: Aplicação de experimentos comportamentais sobre decisão multicritério em uma ou mais empresas acessíveis ao candidato ou indicadas pelo orientador.

Características da organização onde será feita a aplicação: A instituição poderá ser escolhida previamente pelo candidato, com declaração de anuência, ou escolhida pelo coordenador do projeto ou orientador.

 

4 – Aplicação do Sistema IMPACTUS na Industria

Descrição geral: O sistema IMPACTUS é um sistema para avaliação do impacto dos recursos (ativos físicos, instalações, sistemas, programas, etc), utilizados pelos processos de negócio, nas estratégias do negócio, atribuindo esses recursos a classes de prioridades para alocação de recursos financeiros e definição de atividades, com o objetivo de entregar valor para o negócio, mantendo o equilíbrio entre desempenho, qualidade e custo. O sistema IMPACTUS apresenta funcionalidades que permitem: a) mapeamento de processos de negócio com gestão de indicadores de processos; b) gestão de ativos, apoiando os processos de gestão de operação/produção e manutenção.

Referências Principais:

  • de Almeida, A.T. (2002), “Multicriteria Priorities Assignment For Information Technology based on Organisational Aspects”, International Journal of Operations and Quantitative Management, Vol. 9 No. 2, pp. 251–263.
  • Lima, E.S. and Costa, A.P.C.S. (2019), “Improving Asset Management under a regulatory view”, Reliability Engineering and System Safety, Elsevier Ltd, Vol. 190, doi: 10.1016/j.ress.2019.106523.
  • Lima, E.S., McMahon, P. and Costa, A.P.C.S. (2021), “Establishing the relationship between asset management and business performance”, International Journal of Production Economics, Elsevier B.V., Vol. 232, doi: 10.1016/j.ijpe.2020.107937.

O que se espera que seja feito pelo candidato: Aplicação do sistema IMPACTUS em uma organização e avaliação do impacto dos recursos de interesse da organização nas estratégias do negócio e ou desenvolvimento de novos modelos de decisão a serem incorporados ao IMPACTUS.

Características da organização onde será feita a aplicação: A empresa objeto de aplicação do IMPACTUS deve ser indicada previamente pelo candidato com declaração de anuência.

 

5 – Desenvolvimento de modelos de apoio à decisão no contexto de gerenciamento de riscos e engenharia de manutenção em desastres naturais.

Descrição geral: O gerenciamento de riscos e engenharia de manutenção associados à ocorrência de desastres naturais apresenta especificidades que o tornam altamente complexo, produzindo consequências que podem ocasionar uma série de impactos negativos como mortes, danos físicos e psíquicos em pessoas, perdas financeiras, danos a propriedade e impactos ambientais. Neste sentido, este projeto consiste no desenvolvimento e aplicação de modelos de apoio a decisão no contexto de gerenciamento de riscos e engenharia de manutenção em desastres naturais, ofertando a profissionais que atuam na área, ferramentas e metodologias estruturadas para tratamento do problema. Os resultados esperados das pesquisas devem evidenciar os impactos na melhoria de processos decisórios no gerenciamento de desastres naturais.

Referências Principais:

  • AVEN, T, ; THEKDI, S. Risk Science an introduction. Routledge. 2021;
  • de ALMEIDA A.T.; CAVALCANTE, C.A.V., ALENCAR, M.H., FERREIRA, R.J.P., de ALMEIDA-FILHO A.T., GARCEZ T.V. Multicriteria and Multiobjective Models for Risk, Reliability and Maintenance Decision Analysis, vol. 231 of International Series in Operations Research & Management Science, Springer, New York, NY, USA, 2015.

O que se espera que seja feito pelo candidato: Desenvolver e aplicar modelos de apoio a decisão do departamento de Engenharia de Produção da UFPE no contexto de gerenciamento de riscos e engenharia de manutenção em desastres naturais. A aplicação deve ocorrer em instituições que atuam no contexto de desastres naturais, tendo como objetivo principal o apoio à decisão de forma mais estruturada em problemas que envolvem desastres naturais.

Características da organização onde será feita a aplicação: O candidato poderá sugerir previamente a instituição onde será feita a aplicação, desde que esta instituição apresente carta de anuência e atue na temática de desastres naturais.  A organização também poderá ser indicada pelo coordenador do projeto ou orientador.